Fios de sustentação, você sabe o que são e qual sua função? Não? Então, continue lendo este artigo para conhecer um pouco mais sobre essa técnica.
No rosto jovem a camada de gordura e músculos faciais são firmemente ancorados à estrutura óssea, tracionam a pele para cima, garantido volume e contorno, além de uma pele lisa, sem rugas ou pregas profundas.
No rosto envelhecido a camada de gordura é reduzida, há perda do tônus muscular, perda da elasticidade da pele, e perda de sustentação dos tecidos para dentro e para baixo da face. A pele se torna áspera e as rugas e sulcos profundos podem causar desarmonização do contorno facial, como a presença do sulco nasogeniano (bigode – chinês), dando um aspecto de “face cansada”.
Um desejo comum a muitas pessoas, é o de manter o rosto com uma aparência jovem, com traços e contornos suavizados. Para isso, nós da Sorria Studio, temos a solução.
Com a Técnica de Lifting Facial através de Fios de Sustentação, o paciente pode “voltar no tempo” redefinindo sua face, reduzindo aparência de rugas, e recuperando o volume.
Tudo isso é possível através de uma técnica minimamente invasiva que dura pouco mais de 30 minutos. Esse é um procedimento revolucionário, pois ele não precisa de anestesia geral, sendo feito sob anestesia local.
Além disso, com essa técnica não existe a necessidade de cortes, não há sangramento, cicatrizes e o resultado é praticamente imediato. Além disso, quanto mais o tempo passa, mais o resultado positivo se acentua.
Para tratar flacidez facial e cervical com reposicionamento de tecidos e estimulação de novo colágeno, o grande aliado é o fio de sustentação desenvolvido à base de ácido polilático e poliglicólico.
DÚVIDAS FREQUENTES
Do que é composto o Fio de Sustentação e como funciona?
O Fio de Sustentação é composto de ácido polilático, um polímero completamente reabsorvível, biocompatível aos tecidos humanos, biodegradável e resistente. Sendo assim, ele é absorvido, não provoca reação alérgica, não é rejeitado pelo organismo e é resistente a grandes tensões.
O fio de ácido polilático permanece intacto por até dois anos e depois é absorvido pelo organismo. A aplicação de “fios” de ácido polilático na face propõe efeito lifting natural imediato e restauração progressiva do colágeno perdido.
Quais os cuidados pós-aplicação?
O pós-operatório é tranquilo e o paciente pode retornar a suas atividades normais logo após o procedimento, que dura em torno de 30 minutos. No entanto, é recomendável que durante o período inicial a atividade muscular facial seja reduzida e massagem facial e esportes sejam evitados por 30 dias.
O resultado é rápido e natural?
O resultado é rápido e pode ser percebido logo após o procedimento, mas ele ficará totalmente visível entre duas e três semanas após a realização do lifting facial. Contudo, os melhores resultados surgem entre 60 a 90 dias, devido ao estímulo à produção de colágeno na região. A quantidade de fios necessários depende de cada caso e a indicação deve ser feita pelo profissional. Em geral, é contraindicado para pacientes com flacidez excessiva, tecido muito fino ou muito espesso.
Os fios de sustentação podem deixar os lados da face assimétricos?
O procedimento de implantação dos fios de sustentação é realizado segundo os vetores anatômicos de sustentação dos tecidos da face, através da marcação dos trajetos dos fios espelhada em cada lado. Assim, evita-se o risco de assimetria.
Com auxílio de recursos fotográficos efetuados na consulta inicial, são identificadas e avaliadas todas as alterações que serão necessárias, registros esses que serão muito importantes para a análise do antes de depois do procedimento.
Importante: há casos em que as bolsas de gordura erguidas pelos Fios de Sustentação ficam um pouco mais proeminentes nos primeiros 30 dias, mas isso é normal, pois os tecidos precisam deste período para se distribuírem uniforme e harmonicamente pela região tratada.
Como o lifting facial com fios de sustentação atuam na estética facial?
Devolvendo o volume às bochechas e às maças do rosto, erguendo a sobrancelha; restaurando da aparência mais jovem com um lifting facial instantâneo, suavizando marcas como o sulco nasogeniano (bigode chinês), e do sulco nasolabial (marionete), e consequentemente arrebitando o nariz.
Quem pode submeter-se a técnica do lifting facial através de fios de sustentação?
Embora não haja idade mínima, o procedimento de correção da flacidez facial através de fios de sustentação é indicado para:
- Pessoas a partir dos 30 anos de idade (início da flacidez)
- Quem não pode se submeter a lifting tradicional
- Idosos (até 80 anos), diabéticos e cardiopatas
- Todos os tons de pele, já que o procedimento não provoca cicatriz
A técnica do lifting facial através de Fios de Sustentação é dolorosa?
Não, essa técnica não é dolorosa. A implantação dos Fios de Sustentação recebe uma solução anestésica local. Assim, o paciente não sente desconforto durante o procedimento.
Há risco de infecção?
Esse risco é quase inexistente devido aos cuidados de assepsia e antissepsia existentes no procedimento. Além disso, é necessário apenas que o paciente siga corretamente as orientações do profissional.
A técnica de pode causar lesão em algum nervo?
Nenhum nervo importante corre o risco de ser atingido durante o procedimento. Embora raro, algum fio próximo a um filete nervoso terminal pode provocar ligeira sensibilidade que, em geral, desaparece no decorrer do primeiro mês pós-procedimento.
A pele pode ficar enrugada?
Não. A pele se acomoda naturalmente à elevação da camada de gordura, sem gerar dobras, pregas, rugas ou esgarçamentos.
A técnica de lifting facial através de fios de sustentação é definitiva?
À medida que a idade avança o tempo continua a ter impacto em nosso organismo. Por isso, nenhuma técnica de rejuvenescimento estético pode garantir resultados permanentes e definitivos. A longevidade dos benefícios conquistados com a técnica de lifting facial através de fios de sustentação viria segundo as características biológicas individuais e o gerenciamento dos fatores de envelhecimento externos (exposição solar, efeito sanfona através do ganho e perda de peso, hábitos nocivos como tabagismo, etc.).
Resumo comparativo das técnicas de Lifting Facial
Tradicional (Cirúrgico)
- Ato cirúrgico complexo e longo
- Hospitalização e reclusão do paciente
- Anestesia geral
- Corte, sangramento, cicatrizes, edemas
- Pós-operatório delicado e longo
Com fios de sustentação
- Ato cirúrgico simples e rápido
- Procedimento ambulatorial e alta imediata
- Anestesia local
- Sem cortes, sem cicatrizes ou sangramento; minimamente traumático
- Pós-operatório não agressivo e rápido
Marque hoje mesmo a sua consulta e venha conhecer a Sorria Studio!
Siga-nos nas redes sociais para mais informações!